5 livros de leitura obrigatória para quem está estudando moda

Para muitos, um estilo de vida. Para outros, o futuro ganha-pão. O universo da moda é cheio de nuances que vão desde um contexto social e político, até o lado mais profundo do comportamento e personalidade humanos.

Pensando especialmente em quem está iniciando no mercado e começou a cursar moda e suas áreas afins, nós, aqui da equipe de estilo da Lunelli, selecionamos 5 livros que consideramos de leitura obrigatória. Que tal dar uma conferida? 😉

Glamour – Diana Vreeland

Todos os profissionais do mercado da moda, em algum momento, vão ouvir falar (e muito) dessa figura lendária, conhecida por muitos como a “primeira-dama eterna da moda”. Diana Vreeland foi editora de moda da Harper’s Bazaar por 26 anos e editora-chefe da Vogue entre 1963 e 1971.

livro glamour - diana vreeland

Sinopse: Na década de 1980, instigada por sua editora – Jacqueline Kennedy Onassis -, Diana Vreeland (1903 – 1989) preparou uma inspirada seleção de suas imagens favoritas, produzidas por fotógrafos como Man Ray, Elliott Erwitt e Sir Cecil Beaton, e nelas baseou os seus próprios comentários sucintos e incisivos, elementos que fizeram do livro Glamour um clássico instantâneo.

Nesta apurada reedição, a obra, inédita no Brasil, é apresentada por um prefácio do estilista Marc Jacobs. Glamour reúne um precioso conjunto de fotos extraídas de revistas de moda, imagens captadas pelas lentes dos paparazzi, assim como retratos de ícones da literatura e das artes, entre outros, Maria Callas, Gertrude Stein, Eva Perón, Mick Jagger, Audrey Hepburn e o general Charles de Gaulle.

A Revolução do Fast-Fashion – Enrico Cietta

Um conceito cada vez mais consumido, o modelo fast-fashion trata-se da grande revolução na forma das marcas apresentarem suas coleções, e exige das indústrias complexas estratégias de organização e mercado.

livro a revolução do fast fashion

Sinopse resumida: O tema, inédito em publicações no Brasil, analisa a transformação do modo de consumo do produto moda na Europa nos últimos dez anos. De acordo com Cietta, o fast fashion não é apenas um negócio de copiadoras e nem um modelo de produção para segmentos de baixo escalão. É um setor onde o tempo é um bem escasso, e existe uma complexa estratégia de organização que reúne várias áreas de uma mesma empresa. O modelo fast-fashion não é como normalmente se acredita, como sendo um modo para vender produtos de baixo valor agregado e com pouca criatividade. “Neste negócio, velocidade é apenas um dos vários elementos de sucesso, porque, acima de tudo, o que determina o êxito é a gerência da cadeia de criatividade”, afirma Cietta. Sinopse resumida: O tema, inédito em publicações no Brasil, analisa a transformação do modo de consumo do produto moda na Europa nos últimos dez anos. De acordo com Cietta, o fast fashion não é apenas um negócio de copiadoras e nem um modelo de produção para segmentos de baixo escalão. É um setor onde o tempo é um bem escasso, e existe uma complexa estratégia de organização que reúne várias áreas de uma mesma empresa. O modelo fast-fashion não é como normalmente se acredita, como sendo um modo para vender produtos de baixo valor agregado e com pouca criatividade. “Neste negócio, velocidade é apenas um dos vários elementos de sucesso, porque, acima de tudo, o que determina o êxito é a gerência da cadeia de criatividade”, afirma Cietta.

100 anos de moda – Cally Blackman

Outro clássico de leitura obrigatória para estudantes de moda, “100 anos de moda” traz imagens que marcaram época e é ótimo para quem está buscando referências para se inspirar.

livro 100 anos de moda

Sinopse: Com mais de 400 imagens icônicas, este livro conta a história da moda no século 20, desde a influência das vanguardas artísticas e a entrada das mulheres no mercado de trabalho até os movimentos de grupos urbanos como criadores de tendências e a liberdade de estilo dos dias atuais. Estilistas clássicos como Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Cristobal Balenciaga e Christian Dior estão reunidos aqui. A obra também traz o trabalho de designers contemporâneos como Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs.

A Moda Imita a Vida – Andre Carvalhal

Sucesso absoluto no mundo Fashion, a obra foi muito bem comentada pelos influenciadores do ramo. “A Moda Imita a Vida: Como Construir uma Marca de Moda” fala, essencialmente, sobre como construir uma marca e o quanto é importante que ela tenha uma identidade própria.

livro a moda imita a vida

Sinopse: Na moda ou na vida estamos sempre buscando o nosso espaço. Quem somos? Onde estamos? Pra onde vamos? O questionamento é o ponto central da nossa existência, como se tudo precisasse ser revelado no campo da racionalidade (ou da afetividade) para existir.

Quando se trata da construção de uma marca, descobrir o que fazer tem muito a ver com descobrir quem a marca é. Com jeitinho de ‘autoajuda’, mas sem a menor intenção de trazer receitas ou respostas milagrosas, ‘A moda imita a vida’ tem o objetivo de gerar insights sobre caminhos de construção e manutenção de uma marca de moda, por meio do seu autoconhecimento.

A partir de entrevistas com alguns dos principais profissionais do mercado e criadores de grandes marcas, como Oskar Metsavaht, Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Kátia Barros e Marcello Bastos, o livro aborda as principais questões de uma marca na construção da sua identidade, imagem e posicionamento.

Cronologia da Moda – NJ Stevenson

Daqueles livros pra entender o passado e toda sua influência no que a moda é hoje, “Cronologia da Moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueen” é uma verdadeira aula de história da moda, repleta de ilustrações.

livro cronologia da moda

Sinopse: Este livro busca apresentar um panorama da história da moda desde o final do século XVIII até o século XXI. Com mais de mil ilustrações, todo em quatro cores, o livro traz – figuras de destaque da moda, entre costureiros, designers, grifes e modelos, incluindo perfis de página dupla dos principais costureiros e designers, de Beau Brummell, Henry Creed e Charles Worth a Dior, Vivienne Westwood e Alexander McQueen; a influência mútua entre moda e as artes e esportes; uma extensa linha do tempo, ilustrada por fotos de looks, peças do vestuário e amostras de estampas e tecidos; dentre outros.

E aí, gostou ou já conhece alguma dessas obras? Ou ainda, tem suas dicas pra acrescentar? Deixe seu comentário aqui pra gente! 😉


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