Conheça 10 uniformes fashionistas dos comissários de voo

Voar, para a maioria de nós, não costuma ser uma experiência especialmente elegante. Não é segredo que, como passageiros, ao embarcar em um avião, preferimos muitas vezes valorizar o conforto sobre o estilo – especialmente, se for para enfrentar uma viagem de longa distância.

Mas, mesmo em meio a bagagens de mão, assentos desconfortáveis e instruções sobre máscaras de oxigênio e despressurização, ainda nos resta uma pequena porção de glamour relacionada ao transporte aéreo: os uniformes fashionistas dos comissários de voo. Enquanto pegamos no sono, é incrível como a tripulação que atravessa graciosamente os corredores do avião sempre consegue parecer apresentável, chique e confortável o suficiente para fazer seu trabalho!

É fato: desde que surgiram as primeiras equipes de serviço de bordo, os uniformes parecem acompanhar as tendências da moda. Dos conjuntinhos recatados da Pan Am às estampas Pucci da Braniff Airlines, ao longo de décadas, as companhias aéreas sempre fizeram questão de apresentar silhuetas icônicas para modelar suas equipes.

uniforme-fashionista-aviacao

Aliás, assim como chefs de cozinha renomados têm sido recrutados para criar os menus de voo, muitas operadoras estão ultimamente se voltando para a alta costura quando se trata de buscar inspiração para vestir seus funcionários. São inúmeros os uniformes criados em colaboração com grandes nomes do design para voar os cinco continentes – e ganhar destaque no mercado!

Por isso, resolvemos dar uma olhada nos looks de 10 tripulações que andam arrasando nos aeroportos de todo o mundo:

Um Japão moderno representado nos uniformes da ANA (All Nippon Airways)

All-Nippon- Airways-uniforme-fashionista-aviacao

A japonesa ANA revelou seus mais recentes uniformes em 2014, projetados pelo mundialmente famoso designer de moda de Nova York, Prabal Gurung. Modernos e minimalistas, os uniformes são usados por mais de 13 mil funcionários e se conectam com a estética de marca da companhia. Os looks, de aparência muito alinhada, trazem uma combinação de jaquetas cinza claro e saias e calças de cor chumbo. Para diferenciar cada um dos uniformes, Gurung criou lenços e aventais de cores vivas que apresentam padrões florais japoneses, um aceno para a herança nipônica da empresa e sua perspectiva inovadora de marca e serviço.

O glamour francês presente em cada detalhe dos looks da Air France

uniforme-fashionista-aviacao-air-france

Claro que os franceses estariam nessa lista, especialmente depois que se associaram à lenda francesa de design de alta costura, Christian Lacroix. O uniforme conta com uma variedade de roupas para escolher, incluindo luvas de couro e um cachecol fabuloso, tudo no esquema clássico das cores nacionais, azul e vermelho. Culmina com um glamouroso vestido que caberia a uma elegante mademoiselle francesa, vagando pelas ruas de Paris. Ajustado, de decote quadrado, é oferecido em azul pálido ou azul-marinho, adornado na frente por um laço vermelho. Não lembra um presente esperando ser desembrulhado?

Emirates Airlines aposta no luxo e sofisticação, também nos uniformes

EmiratesAirlines-uniforme-fashionista

Conhecida por contar com uma das frotas mais luxuosas do mundo, a Emirates certamente tinha que vestir sua equipe de acordo. As atendentes de bordo são reconhecidas em qualquer lugar do mundo por seu visual único, que inclui conjunto de blazer e saia caqui, camisa branca, chapelaria vermelha e batom vermelho, além de um lenço de cabeça branco que cai elegantemente de um lado para o outro. O uniforme permanece relativamente inalterado desde 1997, com apenas alguns ajustes feitos em 2009 pelo têxtil britânico Simon Jersey.

Um mix de culturas representado pelas peças da Etihad Airways

uniforme-fashionista-Etihad-Airways

Com um aceno sutil às suas conexões italianas (sendo um parceiro da Alitalia), a Etihad instruiu o designer italiano Ettore Bilotta na tarefa de compor o visual de seus atendentes. Elegante e bem executado, o uniforme combina elementos dramáticos da alta costura do velho mundo dos anos 1960 com a moda mais contemporânea. A equipe veste camisas de cetim com estampa de bolinhas, terno marrom e toques sedutores de púrpura na maquiagem, boinas e echarpes. Trata-se de uma paleta de cores habilmente gerenciada tanto para complementar os interiores dos aviões, quanto para se destacar no aeroporto.

Uniformes com um olhar para o futuro são a aposta da Hainan Airlines

10-uniformes-fashionistas-dos-comissarios-de-voo

A chinesa Hainan Airlines contou com o designer Laurence Xu para estrear seus novos uniformes na Semana de Moda de Paris, durante apresentação do Outono Inverno 2017. As roupas causaram furor trazendo uma combinação do estilo oriental clássico – ou seja, o Cheongsam, um vestido tradicional chinês – com a estética ocidental, fazendo alusão ao serviço tradicional com um olhar voltado para o futuro. Após centenas de amostras de vestuário e acessórios, a companhia aérea e Xu decidiram pelos uniformes valorizando elementos tradicionais como o “roc”, um pássaro mítico, com linhas elegantes e padrões de nuvens e mares para formar uma mistura exclusiva entre novo e antigo.

A Korean Air mostra que uniformes discretos também podem ser atemporais

Korean-Air-uniformes-fashion

Em 2005, pela primeira vez em 20 anos, a empresa decidiu inovar nos uniformes e entrar para o rol das companhias aéreas com uniformes de grife. Felizmente, o designer italiano Gianfranco Ferré criou um uniforme estruturado e discreto, porque este ainda deverá ficar em voga por muito tempo. A mistura maravilhosa de creme, branco e acqua, com blazer simples e camisa, lenços de pescoço e luvas de couro ajudam a encapsular a leveza do visual.

Misture colorblocking mais uma gama de acessórios e temos os uniformes da Qantas

 uniforme-Qantas-fashionismo

Com ajuda da moda, a australiana Qantas soube demonstrar com sucesso que as companhias aéreas não precisam ser monótonas e chatas. Inspirado pelo logotipo da empresa, o vestuário da tripulação criado por Martin Grant aposta num colorblocking contrastante entre rosa, preto e cereja. Com uma ampla gama de acessórios, como chapéus Trilby ou sapatos pretos com solas vermelhas, o uniforme se parece mais com um guarda-roupa coordenado do que, de fato, com um uniforme. Para completar, o corte minimalista lisonjeia todas as formas de corpo.

Singapore Airlines

Singapore-Airlines-uniforme-com-toque-de-alta-costura

Enquanto a maioria das empresas aéreas apresenta regularmente novos olhares para o visual de seus comissários, a Singapore Airlines trabalha contente com seu distinto uniforme criado há mais de quatro décadas. Um dos mais antigos (se não o mais antigo!) uniforme aéreo em uso, o visual “Singapore Girl” surgiu em 1972, com o estilista francês Pierre Balmain atualizando o traje malaio “Sarong Kebaya” para a tripulação. Resistindo à passagem de tantas décadas, o uniforme ainda parece contemporâneo, luxuoso e simboliza a herança e a distinção que a companhia aérea ganhou ao longo dos anos.

Virgin Austrália

VirginAustralia-uniforme-linhas-aereas

Os uniformes da Virgin Australia foram criados por Juli Grbac, vencedora do reality show Project Runway Australia. Os trajes femininos vermelhos e atrevidos se destacam em qualquer aeroporto, adornados com lenços roxos de seda. Já a tripulação masculina arrasa corações em ternos de três peças. O cinto preto fino nas roupas vermelhas das meninas conquista o olhar, trazendo um apelo sexy chic. Ou seja: um visual elegante, que ajuda a oferecer à companhia aérea uma imagem de marca muito icônica.

Virgin Atlantic

virgin-atlantic-uniforme-linha-aereas

 

A criação de Vivienne Westwood para a Virgin Atlantic é um daqueles casos em que a moda provoca uma tênue relação de amor e ódio. Foi certamente uma mudança bem-vinda para o uniforme que existia há anos no mercado e a estilista definitivamente colocou sua mão, misturando um pouco de herança britânica, com silhuetas mais ornamentadas e herança retrô. O resultado proporcionou um audacioso terno de saia vermelha e colarinho alto, com uma torção moderna para a camisa branca estilo anos 1970. Porém, infelizmente, as peças revelaram problemas de conforto, sendo um tormento para quem precisa usá-las diariamente.

E para você, qual outra companhia aérea fashionista também mereceria estar nessa lista? Deixe sua sugestão nos comentários!

Imagens: Reprodução

Via Conde Nast Traveler e Mohammad Parsa Rozbahani


Tags:,

Deixe um comentário