Conheça o interior da Pantone, a fantástica fábrica de cores

Como dizer que um azul é o mesmo azul em todo lugar? Para isso, existe a Pantone: uma empresa conhecida no mundo todo como um verdadeiro dicionário de cores. É uma referência padrão que integra designers, fabricantes, varejistas e clientes, permitindo que estes se comuniquem com precisão acerca de vários matizes, em diferentes mercados, locais e aplicações.

conheca-o-interior-da-pantone-a-fantastica-fabrica-de-cores

A Pantone foi comprada em 1962 por Lawrence Herbert, que foi diretor da companhia. Inicialmente, era uma pequena empresa que fabricava cartões de cores para fábricas de cosméticos. Vendo a oportunidade de novos negócios, Herbert adquiriu a Pantone e desenvolveu o seu primeiro sistema de cores em guias impressas, em 1963.

Sistema de cores Pantone é utilizado em todo o mundo

Até hoje, com advento dos sistemas digitais, a ideia do sistema Pantone permanece igual: escolher as cores desejadas nos guias e então utilizar os números para especificar a forma como serão impressas. Por exemplo, podemos pedir à empresa que imprima o trabalho utilizando a cor Pantone 655 e a empresa terá instruções sobre como produzir a cor 655 no seu equipamento. Desta forma, o produto final será exatamente o mesmo.

As listas com os números de cor e valores da Pantone são propriedade intelectual da marca e, por isso, sua reprodução e uso gratuito não são autorizados. Todo esse comprometimento faz com que seus padrões sejam muito respeitados também na moda, na arquitetura e na decoração, além de fazerem maravilhas no universo das produções gráficas. Mas você tem ideia de como exatamente são elaboradas suas infinitas variações de tons?

conheca-o-interior-da-pantone-a-fantastica-fabrica-de-cores-2

Empresa busca percepção visual perfeita

A revista digital Quartz revelou como é o fascinante ambiente da fábrica da Pantone, situada em Carlstadt, no estado de Nova Jérsei, nos EUA. No vídeo, além de equipamentos de última geração, fica claro que os técnicos que trabalham por lá têm a percepção visual quase perfeita.  Ainda assim, os profissionais são avaliados, em média, uma vez ao ano para assegurar que conseguem mesmo identificar todos os exatos matizes.

(Aliás, você mesmo também pode fazer o teste online, mas a Pantone garante que não é mesma coisa do que fazê-lo pessoalmente!)

Divirta-se descobrindo como são os bastidores de onde são criadas as cores que usamos todos os dias:

Via: Quartz  e Design Taxi


Tags:, , , , ,

Deixe um comentário