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A Lunelli, indústria têxtil catarinense com mais de 40 anos de atuação e dona das marcas Lunelli, Lez a Lez, Lunender, Alakazoo, Fico, Vila Flor, Graphene e Hangar 33, tem um sério compromisso com a sustentabilidade e por isso está sempre se atualizando e buscando formas de impactar positivamente no mundo. Prova disso, são os investimentos em tecnologia, as iniciativas relacionadas às práticas ESG e o incentivo ao conceito de que fazem da Lunelli, uma empresa responsável e com um forte olhar para a sustentabilidade.

A presidente da Lunelli, Viviane Cecilia Lunelli, comenta sobre a mensagem que querem transmitir aos consumidores e sobre o legado que querem deixar no planeta. “Estamos certos de que a jornada é contínua e temos muitas oportunidades para fortalecer o nosso impacto positivo no mundo, procurando alternativas para reduzir o consumo de recursos naturais ao mesmo tempo em que propomos uma moda que leve significado para a vida de quem escolhe vesti-la.’’, afirma.

Dentre os investimentos da Lunelli em tecnologia, está a máquina italiana de impressão para têxteis, que produziu 8,7 milhões de metros de malhas e tecidos estampados digitalmente, o que resultou em um aumento de produtividade de 20%, com economia de, no mínimo, 15% do consumo de água em todo o processo produtivo, em comparação com o método tradicional e gerando ainda um tecido com maior lavabilidade. Outro fator positivo é que a máquina elimina perdas e geração de resíduos durante o processo de encaixe de desenho, o que reduz 90% o tamanho de amostras para conferência de cores.

E quando o assunto é economia de recursos naturais, a Lunelli não para por aí. Em relação a 2019, a indústria reduziu seu consumo de água para 86,7 litros por quilo de malha produzida, uma redução notável de 5,5% e no quesito energia elétrica, a redução foi de 25% do volume adquirido pelo mercado livre em seu negócio de confecção.

Outras iniciativas da Lunelli no pilar ambiental

Além dessas importantes ações, a Lunelli também conseguiu reduzir o uso de papel e plástico por meio de processos virtuais administrativos de assinaturas, que eliminou o uso de 14,9 mil folhas de papel, economizando 17,4 mil litros de água e reduzindo 1,6 toneladas em emissões de carbono, equivalente à preservação de 711 kg de madeira. Além disso, a marca Lez a Lez foi reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) por adotar embalagens biodegradáveis e compostáveis.

O processo de reciclagem de resíduos têxteis também foi aprimorado e com isso aumentou em 5% o envio de resíduos totais para reciclagem, enquanto reduziu em 3% a geração total de resíduos no último ano.

Sustentabilidade na cadeia de valor é de suma importância. Por isso, a Lunelli apoia o movimento BCI (Better Cotton Initiative) para 100% dos fios de produção de malha, o que garante práticas sociais e ambientais na cadeia do algodão. Iniciativas com o uso de Algodão Reciclado, Algodão Responsável, Algodão Colorido, Coleção Colors, Ecodenim, Ecovero, Sacola Biodegradável e Sistema de Gestão Ambiental Certificado também foram adotadas para reduzir o impacto ambiental.

Projeto ‘Walk The Talk: diálogos para um futuro responsável

Com o objetivo de reforçar o compromisso com o ESG, envolvendo também clientes, fornecedores e comunidade, a Lunelli realizou o projeto Walk The Talk que contou com especialistas de setores diversos que promoveram um diálogo aberto, sobre as práticas do ESG, enfatizando a coesão e consistência nas práticas do setor. Os encontros, abertos ao público, foram realizados em Jaraguá do Sul (SC) – Governança; São Paulo (SP) – Ambiental; Maracanaú (CE) – Social e Externo; e em Curitiba (PR) – Social Interno.

Sobre o projeto, a presidente da Lunelli, destaca. “A Lunelli tem uma visão clara e um compromisso em relação à agenda ESG. Com um olhar muito cuidadoso para cada ação de benefício social interno e externo, mitigação e redução de impactos e engajamento das partes interessadas alinhadas à estratégia.”

Lunelli participa de dois painéis na COP28

A Lunelli marcou presença na COP28, que aconteceu em Dubai, e participou de dois painéis “Moldando um Futuro Sustentável: criando uma indústria de moda e beleza sustentável” e “Histórias de sucesso sobre governança e desafios ESG”. O importante momento possibilitou que a Lunelli reforçasse seu compromisso com uma abordagem responsável na produção têxtil, bem como destacar os avanços significativos da indústria nas práticas ESG.

“A moda que criamos tem o potencial de influenciar de forma positiva a todos os stakeholders, impulsionando a inovação e adotando práticas responsáveis em todas as fases de nossa cadeia de valor. Estamos entusiasmados por compartilhar nossa jornada e o compromisso de fazer moda com significado com a comunidade global”, afirmou Mariana Riskoski Emmerich, especialista em sustentabilidade da Lunelli.

Olhar atento ao social e uma governança que transforma

Empresa têxtil de SC avança em ESG por meio de Moda com Significado

O desenvolvimento das pessoas é o que move a Lunelli e fortalece as relações. Portanto, a gestão de pessoas visando a diversidade, a inclusão e o respeito é de suma importância. Veja algumas das ações da Lunelli ancoradas no social e na governança.

  • Felicidade dos colaboradores: com 4.600 colaboradores, sendo 68% mulheres e 32% homens, a Lunelli coloca o bem-estar de seus funcionários como prioridade, reconhecendo que o sucesso está diretamente ligado à felicidade e satisfação de sua equipe.
  • Investimentos em pessoas: a Lunelli disponibiliza bolsas de estudos, capacitações e treinamentos para seus colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades e carreiras.
  • Lunelliprev: a previdência privada da Lunelli, tem por finalidade proporcionar ao trabalhador uma proteção adicional à aposentadoria oferecida pela Previdência Social – INSS. Através do esforço conjunto do Colaborador e da Empresa em guardar recursos, visando a criação de uma reserva financeira para complementar a renda na aposentadoria.
  • Comunidades locais: a Lunelli destinou R$ 1,7 milhão em doações para comunidades nas áreas onde atua, beneficiando as regiões de Santa Catarina, Avaré (SP), Maracanaú (CE) e o Paraguai, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento local.
  • Política de diversidade “RESPEITO INSPIRA RESPEITO”: em 2023, a Lunelli deu início ao programa para promover a inclusão e representatividade, incluindo públicos LGBTQIAP+, 50 e 60+, PCD e com representatividade racial e étnica. Lideranças e grupos de trabalho estão trabalhando no desenvolvimento de diretrizes e metas para um novo plano de diversidade e inclusão.
  • Revisão do Código de Conduta: seguindo os princípios do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) sob os temas integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade, a Lunelli revisou seu Código de Conduta a fim de promover um ambiente íntegro com escolhas e condutas individuais, como também estruturou os assuntos dos documentos nos pilares do ESG destacando os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) por tema.
  • Pacto Global da ONU: para reforçar o compromisso com a agenda ESG, a Lunelli assinou o Pacto Global a fim de demonstrar seu engajamento em contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. Dessa forma, a Lunelli segue alinhada ao Desenvolvimento Sustentável (ODS), priorizando os ODS 03 (Saúde e bem-estar), 04 (Educação de qualidade), 05 (Igualdade de gênero), 06 (Água potável e saneamento), 08(Trabalho decente e crescimento econômico), 10 (Redução das desigualdades), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 13 (Ação contra a mudança global do clima).

Para saber mais sobre a Lunelli e suas práticas ambientais e sociais, acesse o site ou baixe o Relatório de Sustentabilidade.