Você está visualizando atualmente Lunelli lança novo Relatório Anual de Sustentabilidade

Documento divulga dados das operações e unidades da Lunelli em 2021 e conta com informações importantes sobre as principais conquistas, resultados e perspectivas futuras

Cada vez mais as empresas têm investido em relatórios de sustentabilidade. Esse documento tem sido importante para que as organizações possam divulgar seu desempenho ao longo do ano, serem mais transparentes quanto aos resultados financeiros, riscos e oportunidades no mercado, e informarem seus impactos de sustentabilidade nos âmbitos sociais, ambientais e de governança.

Exemplo disso é a Lunelli, que acaba de publicar seu novo Relatório Anual de Sustentabilidade, marcando uma importante evolução na transparência e na forma de relatar seus resultados.

O relatório inclui informações de todas as operações e unidades da Lunelli no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. Ele traz as principais conquistas da empresa, os resultados e perspectivas futuras relacionadas aos temas prioritários definidos pela Matriz de Materialidade, assim como informações relevantes sobre a história, o modelo de gestão e negócio, assim como o desempenho financeiro da organização.

A novidade da terceira edição do relatório é a integração das normas GRI Standards, que são definidas pela Global Reporting Initiative e unificam indicadores para auxiliarem na análise e no reporte das informações com mais transparência. A metodologia reconhecida mundialmente e que apoia empresas na melhor escolha e definição do escopo das informações apresentadas.

40 anos de história

Entre as principais informações do relatório, podemos citar a comemoração dos 40 anos da Lunelli. Uma história de sucesso, construída ao lado de colaboradores e parceiros, guiada pelo propósito de promover o sucesso dos clientes, por meio da felicidade e da satisfação de seus colaboradores.

Nas últimas quatro décadas muitos acontecimentos marcantes fizeram parte da Lunelli. Novas marcas foram incorporadas, houve uma expansão, a inauguração de unidades e a estruturação de um modelo de negócios que une a indústria e o varejo.

“ – 2021 foi um ano especial: comemoramos 40 anos. Temos muito orgulho da nossa  história, de tudo o que vivemos e do que  nos trouxe até aqui. Hoje, conectamos mais  de 4,5 mil colaboradores e comunidades de  três estados do Brasil e no Paraguai, mais  de 20 mil clientes e é com essa rede que desenvolvemos moda com significado” – comenta Dênis Luiz Lunelli, presidente da Lunelli.

O relatório também conta com uma linha do tempo que mostra toda a trajetória da Lunelli, desde 1981 até 2021.

Lunelli em números

Atualmente a Lunelli é composta por oito marcas: LunelliLez a LezLunenderAlakazooHangar 33FicoGraphene e Vila Flor. Segundo os dados divulgados no Relatório de Sustentabilidade, no ano passado, o Grupo teve:

  • R$ 1,25 bilhão de faturamento;
  • R$ 18,8 milhões distribuídos no Programa Conquista de Resultados;
  • R$ 2,45 milhões distribuídos em Prêmios de Produção;
  • 15 mil toneladas de malha produzidas por ano;
  • +23 milhões de peças produzidas por ano;
  • +7 milhões de metros de malhas e tecidos estampadas digitalmente;
  • 20 mil clientes ativos
  • ;4,5 mil colaboradores – sendo 69% mulheres e 31% homens;
  • R$ 1,6 milhão doados para a comunidade;
  • R$ 395 mil investidos em Bolsas de Estudos;
  • 83% de Adesão ao LunelliPrev, a previdência privada da Lunelli;
  • +1.500 toneladas de resíduos têxteis encaminhados para reciclagem;
  • 54 Toneladas de resíduos plásticos reciclados e retornados para embalagem e uso interno;
  • 50% de redução de consumo de água no processo de limpeza dos cilindros de estamparia rotativa.

Além disso, a Lunelli também foi certificada como Great Place To Work.

Produtos com menor impacto ambiental

Outro tema importante divulgado no Relatório de Sustentabilidade da Lunelli é o movimento Moda Circular, com produtos feitos a partir de fibras têxteis recicladas.

A produção das peças começa pela coleta dos resíduos têxteis, realizada por uma empresa parceira especializada, que separa o material conforme a cor e aplica os processos de desfibragem e cardagem. O resultado é uma fibra pronta para fiação.

O material volta para o processo de produção: tecelagem, lavanderia, corte, molde e confecção. Na etapa de lavanderia adotamos tecnologias que garantem a redução de até 80% no consumo de água comparado ao processo convencional.

No ano passado foram enviadas mais de 1.500 toneladas de resíduos têxteis para o parceiro que realiza o processo de desfibragem.

Incentivando a economia circular, a empresa utilizou mais de 12 toneladas de tecidos com fibras recicladas para confecção de novas peças. Também aplicou produtos biodegradáveis na lavação e realizou o biopolimento da malha, o que garante a qualidade e um aspecto de cor mais durável, contribuindo para a vida útil da roupa.

As marcas que fazem parte desse movimento são a Lunender, a Hangar 33 e a Alakazoo, incluindo nas suas coleções peças feitas com 69% de algodão reciclado na composição. Em 2021, foram desenvolvidas 15 referências para o movimento Moda Circular da Lunelli.

Para conferir mais informações sobre a Lunelli, como o apoio à comunidade, a gestão de riscos, gestão da sustentabilidade, entre outros temas, é só acessar o site e fazer o download da terceira edição do Relatório Anual de Sustentabilidade.