Documento reforça a gestão transparente e sustentável da marca, além de apresentar todas as ações sociais feitas no ano anterior que refletem a responsabilidade da Lunelli com as pessoas
Com o objetivo de fazer moda com significado, a Lunelli, indústria têxtil catarinense, busca promover um impacto positivo no mundo e para todos. Por isso, tem os pilares Econômico, Ambiental, Social e Governança como bases sólidas em sua visão de sustentabilidade. Forte nesse propósito, a Lunelli avançou em todos os pilares no ano passado e apresenta agora os resultados positivos de 2023 em seu mais novo Relatório de Sustentabilidade.
A responsabilidade social com as pessoas é um dos principais comprometimentos da Lunelli, seja com os colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros ou comunidade. A relação contínua é essencial para criar conexões reais e promover um impacto duradouro.
Por isso, em 2023, a Lunelli investiu em estratégias, traçou metas e reformulou processos para reforçar a cultura da ética e integridade, bem como para impactar de forma positiva e significativa todos os seus eixos de atuação.
“O ano de 2023 foi desafiador e importante para o avanço da Lunelli. Ano em que assumi a presidência da empresa, que fortalecemos o conceito de fazer moda com significado e que nos possibilitou avançar em todos os pilares da sustentabilidade integrada ao ESG” – comenta Viviane Cecilia Lunelli, Presidente da Lunelli.
Novo Código de Conduta
Em 2023, a Lunelli traçou a meta de treinar 100% dos colaboradores para o novo Código de Conduta e assim o fez. O novo documento tem como base os temas de Meio Ambiente, Social e Governança, pilares do ESG, e aprofundou assuntos já antes tratados como comportamento, condutas internas, diversidade e inclusão, respeito nos relacionamentos, entre outros assuntos. A fim de ampliar o impacto positivo, a Lunelli elaborou também um Código de Conduta para Fornecedores.
Desenvolver os colaboradores está na essência da Lunelli
Por meio do Centro de Treinamento Abílio Lunelli, ao longo dos 8 anos de existência, 776 colaboradores foram formados, sendo 209 apenas no ano de 2023, em cursos de conteúdos formais, conhecimentos gerais ou técnicos. Além disso, a Lunelli investiu aproximadamente R$ 473 mil em bolsas de estudos para cursos técnicos, de idiomas, graduação e pós-graduação para 418 colaboradores.
Por meio do Centro de Treinamento Abílio Lunelli, foi promovido também o programa de formação com aspectos técnicos e comportamentais com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades de líderes e futuras lideranças.
Valorização e desenvolvimento como pilares essenciais
Foram distribuídos R$ 15,3 milhões por meio do Programa Conquista de Resultados (PCR), pago em parcela única em algumas unidades, e ao Prêmio de Produção, depositado mensalmente aos demais colaboradores, fato que consolida o benefício como um importante reconhecimento e reforço à valorização da Lunelli.
Respeito Inspira Respeito
O compromisso com as pessoas envolve proporcionar um espaço diverso, inclusivo e respeitoso. Por meio do projeto Respeito Inspira Respeito, a Lunelli reforçou essa responsabilidade e realizou workshops de sensibilização e treinamento, diagnóstico interno para o tema, campanha de comunicação e engajamento, além de treinamento para lideranças. Os temas abordados foram: Geracional, Gênero, Raça, LGBTQIAP+ e Pessoa com deficiência (PcD).
Os treinamentos realizados no eixo de Diversidade e Inclusão englobou Diretoria, Gerentes, Supervisores e Coordenadores que juntos somaram 165 líderes treinados, representando 85% da liderança da Lunelli.
O envolvimento com a comunidade
A responsabilidade social da Lunelli também envolve a comunidade. Os projetos e ações desenvolvidas para esse público seguem três pilares: ética, cidadania e atitude que fazem parte do programa “Preservar e Amar” que visa influenciar a comunidade a terem ações positivas perante o meio ambiente.
Em 2023, a Lunelli realizou o aporte total de R$ 1,4 milhão em investimento social que proporcionou doação de ambulância ao Hospital e Maternidade Jaraguá, a colaboração com o projeto Pernas Solidárias de Avaré/SP que promove a inclusão de pessoas com deficiência física a participarem de eventos esportivos e o Teletón Paraguay cujo apoio resultou na manutenção das atividades e atendimento às famílias da região de Minga Guazú, onde está localizada a unidade Lunelli Beneficiamentos Paraguay.
Destaques de 2023
Com 42 anos de história, a Lunelli faz a gestão de marcas reconhecidas no mercado como Lunender, Lez a Lez, Alakazoo, Hangar 33, Fico, Graphene e Vila Flor e com o conceito de fazer moda com significado, a Lunelli compartilha os resultados que foram destaque em 2023:
- R$ 1,5 bilhão de faturamento;
- 14 mil toneladas de malhas produzidas;
- 24,4 milhões de peças produzidas;
- 7,7 milhões de metros de malhas e tecidos estampados digitalmente;
- 38 lojas – 7 lojas próprias e 31 franquias;
- + 21 mil clientes ativos;
- 4,8 mil colaboradores 68% Mulheres e 32% Homens;
- R$ 15,3 milhões distribuídos no Programa Conquista de Resultados e Prêmio de Produção;
- + R$ 470 mil em investimento em Bolsas de Estudos;
- R$ 1,4 milhão doados para comunidade;
- 100% dos colaboradores treinados no novo Código de Conduta e muito mais!
“Neste relatório, compartilhamos com nossos stakeholders os principais resultados de 2023, onde apresentamos informações sobre a nossa jornada para o desenvolvimento sustentável, que é construída todos os dias, por todos nós” – destaca Viviane.
Para conferir o Relatório de Sustentabilidade – 2023 completo da Lunelli basta acessar o site e fazer o download completo da quinta edição do documento.