Já imaginou um guarda-roupa que respeita o planeta? Sim, é possível ser fashion e eco-friendly ao mesmo tempo, e este conceito é o cerne da moda circular, que tem ganhado destaque como uma solução para os desafios ambientais enfrentados pela indústria têxtil.
A indústria da moda é uma das principais responsáveis pela poluição global. A União Europeia (UE), por exemplo, está implementando um plano para alcançar uma economia circular até 2050, com o objetivo de reduzir os resíduos têxteis, aumentar o ciclo de vida das peças e promover a reciclagem.
Segundo o Parlamento Europeu, menos de 50% das roupas usadas na UE são destinadas à reutilização ou reciclagem, e apenas 1% do vestuário reciclado é convertido em novos produtos.
Novas tecnologias estão começando a surgir, permitindo a transformação de resíduos pré-consumo, ou seja, o tecido, em novas fibras, o que pode ajudar a mitigar o impacto ambiental da moda.
A companhia têxtil catarinense Lunelli é um exemplo inspirador nesse cenário de moda circular. A empresa foi vencedora de um importante prêmio no último dia 31 por seu projeto de reciclagem de tecidos. O Prêmio Expressão de Ecologia, que ocorreu em Florianópolis (SC), foi recebido pela Lunelli ao lado de marcas como Electrolux, Toyota e Hyundai, que também apresentaram projetos voltados para a sustentabilidade em seus setores de atuação.
Em um evento marcado por especialistas e ambientalistas, os jurados avaliaram as propostas com um olhar atento às práticas sustentáveis, sendo eles representantes ambientais de entidades do setor público e privado do Sul do Brasil, o que reforça a importância desse movimento em prol de um futuro mais verde.
Moda circular: case de sucesso
A Lunelli recebeu a premiação com o case “Moda Circular”, focado na reciclagem de resíduos têxteis. Essa iniciativa transforma resíduos de produção em novas fibras, de modo a promover um ciclo sustentável.
O processo começa com a separação do material por cor. Após essa etapa, as fibras são desfibradas e cardadas, o que resulta em produto pronto para a fiação. Essa técnica garante a reintegração das fibras ao ciclo produtivo.
Na etapa de lavanderia, a Lunelli emprega tecnologias que diminuem o consumo de água em 20 a 30%. Eles utilizam corantes reativos bifuncionais e evitam corantes à base de enxofre e produtos sulfurosos. Essa abordagem melhora a durabilidade das peças e contribui para a economia circular. A Lunelli também mantém parcerias com fornecedores que compartilham essa visão de sustentabilidade e moda circular.
“Na Lunelli, sustentabilidade é fazer moda com significado que promova impacto positivo no mundo e para todos. Esse reconhecimento reforça o nosso compromisso de melhorar a vida das pessoas através de oportunidades, produtos e serviços”, afirma Viviane Cecilia Lunelli, presidente da empresa. Esta é a sexta edição em que a companhia têxtil é uma das premiadas por projetos favoráveis ao meio ambiente.
A ascensão da moda circular em Santa Catarina
A economia circular na indústria têxtil é baseada na redução de resíduos e na valorização dos materiais reaproveitáveis. Neste modelo, os tecidos são reciclados e transformados em novos produtos. Empresas em Santa Catarina como a Lunelli implementam processos que minimizam a geração de lixo. Isso porque a reciclagem de tecidos reduz a quantidade de resíduos que acabam em aterros.
Essas práticas incluem a coleta de resíduos têxteis, como sobras do corte, que são transformadas em outras totalmente novas. Consequentemente, ocorre a redução de demanda por novos materiais e o consumo consciente entre os usuários é estimulado. O foco em coleções limitadas e a produção local também fortalece a economia catarinense, promovendo um círculo sustentável que beneficia todos.
Inovações e tecnologia no processo de reciclagem de tecidos
O uso de maquinários avançados permite a desfibragem adequada, que resulta em tecidos ecologicamente sustentáveis. As empresas exploram a reciclagem de tecidos, dando nova vida a materiais. Mediante processos de desintegração e reengenharia, elas criam tecidos que, além de sustentáveis, mantêm a estética desejada.
Casos de sucesso no setor como o da Lunelli mostram como a tecnologia também amplia a aceitação de produtos reciclados no mercado, tornando a moda circular atrativa para o consumo.
Outros prêmios e iniciativas da Lunelli
A Lunelli tem se destacado ao longo dos anos em premiações que reconhecem iniciativas voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade social. O prêmio Expressão de Ecologia completou seu trigésimo ano de realização, e a Lunelli esteve presente em cinco edições anteriores, apresentando projetos significativos que refletem seu compromisso com práticas sustentáveis e ESG (ambiental, social e de governança).
Em 2003, a Lunelli foi agraciada com uma menção honrosa pelo projeto de recuperação das margens do rio Itapocu, demonstrando sua preocupação com a preservação ambiental e a revitalização de ecossistemas locais. No ano seguinte, em 2004, a empresa foi premiada na categoria de educação ambiental em Corupá, Santa Catarina, o que reforça sua atuação na conscientização e formação de comunidades sobre a importância da sustentabilidade.
O reconhecimento continuou em 2008, quando a Lunelli recebeu o prêmio pelo projeto de educação ambiental “Preservar é amar”, novamente em Corupá. Este projeto destacou-se por promover a valorização do meio ambiente e a educação para a conservação. Nos anos de 2009/2010 e 2016/2017, a empresa voltou a ser reconhecida com iniciativas que visavam o desenvolvimento e aperfeiçoamento de práticas de gestão ambiental.