You are currently viewing Gestão de pessoas e engenharia de processos garantem tecnologia e inovação nos negócios

Indústrias têm focado cada vez mais na inovação dos processos para terem mais sucesso

Ao pensar em inovação e tecnologia, a primeira ideia que vem à mente está ligada a algoritmos, inteligência artificial e computadores. Porém, inovar significa fazer diferente, muitas vezes, com o que já se tem. O simples fato de repensar o presente pode ser uma inovação tão grande quanto a ferramenta digital mais avançada.

Quando as empresas e indústrias olham para a Engenharia de Processos e a Gestão de Pessoas como fonte de inovação, os impactos na vida dos colaboradores e da comunidade são ainda mais expressivos. A Lunelli, empresa têxtil catarinense com 40 anos de história, detentora de marcas como Lez a Lez, Hangar 33, Lunender, Alakazoo e Fico, tem focado em iniciativas que melhoram a qualidade de vida de colaboradores e também de comunidades nas quais está inserida.

— O nosso propósito é melhorar a vida das pessoas, trabalhar com significado. Onde nossas empresas se instalam é para fazer o bem, deixar melhor do que encontramos — ressalta Dênis Luiz Lunelli, presidente do grupo.

Gestão de pessoas: uma questão de cultura

Inovar na gestão de pessoas é pensar em garantir um sentimento de satisfação, de motivação para cada envolvido no processo. Isso só acontece quando há uma forte cultura organizacional e valores enraizados. Uma iniciativa que ilustra bem como os valores podem fazer parte da produção de uma indústria é o movimento Moda com Significado. A partir da iniciativa, a Lunelli aproxima clientes e colaboradores através de tags exclusivas fixadas às peças, que trazem uma foto e frase assinada por quem as produziu.

— Todo mundo é igualmente importante na empresa. Nós acreditamos nas pessoas, que são o nosso maior diferencial — ressalta Dênis.

Valores que transparecem

Em tempos de crises as inovações ganham ainda mais espaço e importância e, com a Covid-19, não foi diferente. Os desafios apresentados pela pandemia trouxeram a necessidade de estratégias diferentes e alinhadas ao momento. Nesse sentido, o presidente da Lunelli, Dênis Luiz Lunelli, ressalta que a boa gestão sabe inovar e tomar a decisão certa quando é preciso:

— Se você tem claras as suas crenças e valores, é fácil perceber o que vem primeiro: as pessoas. Na crise de Covid-19, tomamos atitudes pensando, primeiro, nas pessoas. O resultado foi que saímos mais fortalecidos dessa crise e teremos nossos melhores resultados da história em 2021 por termos conseguido agir da forma correta — explica Lunelli.

No início da pademia, a Lunelli foi uma das primeiras indústrias a suspender as atividades, implantando férias coletivas. Também se voltou às iniciativas filantrópicas, como a doação de respiradores e a produção de máscaras de proteção, distribuídas, principalmente, a profissionais da linha de frente do combate à Covid-19.

Outro exemplo do olhar inovador atrelado ao cuidado e valorização das pessoas por parte da Lunelli é o Programa de Novas Ideias (PNI). A partir dele, já foram compartilhadas mais de mil sugestões, das quais 439 foram transformadas em soluções implementadas nas unidades da empresa. Além de melhorias em processos e, consequentemente, na rotina das equipes, a iniciativa ainda gera resultados financeiros para a companhia, que retorna os lucros em distribuições anuais. Assim, todos se sentem parte atuante do crescimento da empresa.

Gestão ambiental

Adotar atitudes sustentáveis, pautadas pelas melhores práticas de gestão, também é um indicador de tecnologia e inovação. Certificações como a ISO 14001, concedida à Lunelli em 2006, verificam as empresas que têm um sistema de gestão ambiental estruturado e com objetivos definidos.

Outras medidas sustentáveis garantem impacto a longo prazo, como a diminuição constante do uso de água e a reciclagem de resíduos. Em 2020, a Lunelli produziu 1.490 toneladas de resíduos têxteis e reciclou 100% desse material, que se tornou fibra novamente e foi utilizado para confecção de novas peças. No período, houve, ainda, redução de cerca de 10% no consumo de água na unidade Beneficiamentos, em relação ao ano anterior, além do tratamento de 79 litros de efluente por quilo de malha produzido.

Atitudes tecnológicas e inovadoras, com foco nas pessoas, não apenas garantem bons resultados financeiros às empresas e indústrias, mas também causam impactos positivos na vida dos colaboradores e das comunidades. Focada nesse propósito, a Lunelli vem construindo também o seu futuro.