Você está visualizando atualmente Valorização de colaboradores leva empresa têxtil a excelentes resultados

Ambiente de trabalho agradável e engenharia de processos levam à inovação e geram resultados

O ambiente de trabalho das indústrias têxteis é bastante variado: vai desde o escritório, passando pelas costureiras até a tinturaria, limpeza e tratamento de resíduos. Com tanta complexidade nas atividades, é sempre desafiador garantir um ambiente estimulante e agradável para todos os colaboradores.

É pautada nessa preocupação com quem faz o negócio prosperar que as indústrias têxteis têm investido cada vez mais em áreas como Engenharia de Processos e Gestão de Pessoas, garantindo, assim, qualidade de vida ao colaborador. Um exemplo é a catarinense Lunelli, que, completando 40 anos de história, tem o cuidado com as pessoas direcionando toda a atividade.

Detentora de marcas como Lez a Lez, Hangar 33, Lunender, Alakazoo e Fico, a empresa possui unidades também no Ceará, São Paulo e no Paraguai. Apesar de vivenciar culturas distintas em cada uma das plantas, vem se destacando pelas iniciativas de valorização e bem-estar. Recentemente, inclusive, a Lunelli foi certificada pelo programa GPTW (Great Place to Work).

Valorização do capital humano

Criada como uma empresa familiar, a Lunelli permanece crescendo a partir da união e da empatia. – A evolução do mercado da moda trouxe mais inovação e tecnologia, porém, seguimos acreditando que, quanto mais evoluímos, mais as pessoas são importantes para o negócio – destaca o diretor-presidente Dênis Luiz Lunelli.

Entre os muitos benefícios oferecidos aos colaboradores, estão iniciativas como ginástica laboral, grupos de corrida e ioga, plano de saúde e odontológico, médico do trabalho, restaurante e transporte. Há ainda ações como o Day Off, que garante um dia de folga no mês de aniversário do colaborador, e as homenagens por tempo de empresa.

Outra forma de reconhecimento é o movimento Moda com Significado. Como o consumidor, na maioria das vezes, não tem acesso ao esforço e à dedicação envolvidos na produção de uma peça de roupa, a Lunelli vem trabalhando para aproximar clientes e colaboradores. Para isso, criou tags exclusivas fixadas às peças que trazem uma foto e frase assinada por quem as produziu. Dessa forma, há a garantia de que por trás de cada produto há uma história, uma forma de reconhecer o trabalho de todos.

— Todo mundo é importante na empresa, é um elo, queremos que todos entendam isso. Da faxineira ao diretor, todos são importantes de forma igual. A pessoa precisa estar feliz passando oito horas por dia aqui, se eu quero melhorar a vida das pessoas, preciso me preocupar com a felicidade delas. Onde nossas empresas passarem é para fazer o bem, deixar melhor do que encontramos. Nós acreditamos nas pessoas — ressalta Dênis Luiz Lunelli, presidente da Lunelli.

Outra iniciativa que faz com que os colaboradores se sintam valorizados é ter um espaço para que as ideias sejam valorizadas e ouvidas. No PNI (Programa de Novas Ideias) que a Lunelli mantém já foram compartilhadas mais de mil sugestões, das quais 439 foram transformadas em soluções. Além de melhorias em processos e, consequentemente, na rotina das equipes, a iniciativa ainda gera resultados financeiros para a companhia, que retorna os lucros em distribuições anuais. Assim, todos se sentem parte atuante do crescimento da empresa.

Além do tradicional

Muito além de benefícios já comuns ao universo industrial, a Lunelli ainda vem se preocupando com a saúde financeira dos colaboradores. Desde 2018, o grupo conta com o Lunelliprev, um plano exclusivo de previdência privada que funciona como uma renda a mais a ser somada à aposentadoria. Ao final do ano de 2020, o plano possuía uma adesão de 81% dos colaboradores.

— Seria mais fácil não nos preocuparmos com isso, mas olhando para a instabilidade do nosso país, queremos que todos tenham qualidade de vida garantida a longo prazo. Por isso, oferecemos o plano de previdência privada como uma alternativa. Na Lunelli, o diferencial são as pessoas. Um dos nossos diferenciais para alcançarmos os nossos ótimos resultados é acreditar que as pessoas é que fazem o negócio — afirma o presidente da Lunelli, Dênis Luiz Lunelli.